Quem somos nós

Minha foto
RJ, estudantes de comunicação social, todos com o mesmo objetivo

terça-feira, 27 de maio de 2014

LUGAR PARADISÍACO...ILHAS MALDIVAS


                                                             PARAÍSO


        As Maldivas começaram a ser habitadas no século V a.C. por drávidas e cingaleses budistas procedentes da Índia e Siri Lanka. Estes primeiros povos comerciavam com árabes, chineses, malaios e indonésios, entre outros.
Conta a lenda que a conversão das ilhas ao Islã foi levada a cabo por um sultão muçulmano em 1153. Este precioso arquipélago não passou desapercebido pelo império europeu, sendo invadido pelos portugueses em 1558 que acabaram expulsos por Mohammed Thakurufa em 1573. No principio do século XVIII os holandeses estabeleceram um protetorado sobre este território e foram substituídos pelos britânicos, quando estes colonizaram Siri Lanka.
Em 1948 os britânicos outorgaram a autonomia interna das ilhas e em janeiro de 1953 se instaurou a República das Maldivas. Um ano depois suspendeu a República e restaurou-se o Sultanato com a proteção de Grã Bretanha. Em 1959 os atóis do sul proclamaram a República de Suvadiva para ser dissolvida um ano mais tarde.
Em 1965 proclamou-se a independência das Maldivas e três anos depois o Sultanato é rejeitado por um referendum que optou pela República em 11 de novembro deste mesmo ano.
Em 1978 demite-se o Presidente Nasir que é substituído por Maumoon Abdul Gayoom. Em 1982 as Maldivas se incorporam na Comunidade Britânica. Dez anos depois um golpe de estado tenta acabar com o governo de Gayoom que consegue sufocar as forças chegadas de Siri Lanka com o apoio do exército britânico.
Em 1990 o Presidente Adbul Gayoom anuncia medidas para democratizar o regimen político das ilhas

          O clima é tropical, temperatura mínima de 23 graus e uma máxima de 33 graus. É aconselhável levar várias roupas de banho, sandálias de borracha para o banho, chapéu, óculos de sol, toalhas, repelentes contra insetos e um bom protetor solar. Não esqueça de levar um relógio despertador, já que muitos hotéis não oferecem este serviço. Por ser um país muçulmano, a roupa casual nos homens está bem vista, não nas mulheres especialmente em Malé, onde será necessário cobrir o joelho e os músculos. Lembre-se que está proibido o top less e o nudismo.O idioma oficial é o divehi, de origem hindu-ario. Fala-se inglêsA moeda oficial é a rufiyaa conhecida como rupia nas Maldivas. Uma rufiyaa divide-se em 100 larees. Existe bilhetes de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 500 rufiyaa.Moedas de 1, 25, 10, 25 e 50 larees e de uma rufiyaa. Nos hotéis, restaurantes ou lojas para turistas, aceitam os principais cartões de créditos e os cheques de viagemAs taxas de aeroporto são de 15 dólares, por passageiro. Taxas que devem ser pagas em dinheiro local ou em dólares norte-americanos.



         O Arquipélago das Maldivas ocupa uma superfície total de 298 quilômetros quadrados repartidos em 2000 ilhas, situadas nos sudoeste da Península Índia. A palavra Maldivas significa "grupo das mil ilhas".
          As ilhas são atóis de coral, constituem a parte sobressalente de uma antiga cadeia de vulcãos atualmente submersos no oceano. Todas as ilhas são muito planas com dois metros de altitude como máximo, o que fez necessário a construção de muros de proteção contra as marés altas. As praias resultam simplesmente paradisíacas e em algumas delas encontra-se lagoas de pequeno tamanho que substituem aos rios continentais. As ilhas mais importantes são Tiladummati, Masdosmadulu e Fadiffolu no norte, Malé, Ari, Kolumadulu e Haddum no centro e Suvadiva a sul.
                                                             
                                                                 Algumas curiosidades da Ilha:
                                               

                Nome oficial: República das Maldivas (Divehi Rajjeyge Jumhuriya).
                Nacionalidade: maldívia.
                Data nacional: 7 de janeiro (Dia da Pátria); 26 de julho (Independência).
                Capital: Male.
                Cidade principal: Male (62.973) (1995).
                 Idioma: maldivense (oficial).
                 Religião: islamismo (sunitas).
               Localização: sul da Ásia, oceano Índico.
                  Hora local: +8h. 
                  Área: 298 km2. 
        Clima: equatorial. 
       Total: 290 mil (2000), sendo maldívios 97%, árabes 2%, outros 1% (1996).  
       Densidade: 
959,73 hab./km2. 
       População urbana: 
26% (1998). 
       População rural: 
74% (1998).
       
       Forma de governo: República presidencialista. 
       Divisão
 administrativa: 21 distritos.   
              Moeda: rúpia maldívia.  
       Principais parceiros comerciais: Cingapura, Reino Unido, Sri Lanka, Emirados Árabes Unidos, Japão, EUA, Catar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário